A Subsecretaria de Trabalho e Emprego - Subte tem o objetivo de promover, coordenar e incentivar as Políticas Públicas de Qualificação, Emprego e Empreendedorismo no estado de Minas Gerais. Essas ações visam à inclusão produtiva do trabalhador, não somente na figura do empregado ou empreendedor inseridos no mercado de trabalho formal, mas também daqueles que participam das iniciativas da Economia Solidária ou de relações de trabalho não formalizadas.

Seguindo uma visão que integra as Políticas de Emprego, Trabalho e Renda ao conceito de Desenvolvimento Social, a Subte busca atuar de maneira articulada com as Políticas de Assistência Social. Assim procura-se a inclusão no mercado de trabalho de públicos em situação de vulnerabilidade social, possibilitando acesso aos programas de Qualificação, Intermediação de Mão de Obra e Empreendedorismo.

O foco prioritário de trabalho da Subsecretaria são ações voltadas ao combate à pobreza rural e à inserção social de jovens das periferias urbanas em situação de vulnerabilidade. Essas atividades são executadas por meio de articulações em programas e / ou projetos especiais.

À luz do conceito de Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda, a atuação da Subte acontece juntamente aos órgãos competentes, incluindo os demais entes federados - União e municípios - além de outros parceiros na execução das ações. 

 

Veja quem é quem na Subsecretaria de Trabalho e Emprego, clique aqui.