BOLETIM INFORMATIVO DA SEDESE • ANO I • NÚMERO 04 • 08/05/2015
 


Repasse do Piso Mineiro
está regularizado

As parcelas referentes aos meses de janeiro, fevereiro e março de 2015 do Piso Mineiro de Assistência Social (PMAS) já foram pagas aos 853 municípios do estado. O valor total é de R$ R$13.511.423,50.

A regularização do repasse do PMAS só foi possível após a publicação do Decreto 46.746, de 28 de abril que desobrigou os gestores municipais de realizar o preenchimento prévio no Sistema de Monitoramento da Sedese (SIM/SUAS).

"O repasse do Piso Mineiro de forma regular e automática é uma garantia para os municípios, um exemplo de desburocratização" declarou o secretário André Quintão, durante sua participação no 32º Congresso de Municípios, no último dia 6. Na ocasião o secretário anunciou a criação de uma força tarefa para assessoramento técnico aos municípios. "Será um programa de indução orientada de gastos, com foco nos serviços, que é o mais importante, por isso queremos fortalecer e aprimorar as equipes das regionais da Sedese", afirmou.

Governo estadual assume
serviços de proteção especial

Um Centro de Referência Especial de Assistência Social em cada macrorregião de Minas Gerais. Este é o eixo da estratégia de regionalização dos serviços de proteção social especial no estado. A proposta foi apresentada pela subsecretária de Assistência Social da Sedese, Simone Albuquerque, durante a 3ª reunião do Colegiado de Gestores Municipais da Assistência Social do Estado de Minas Gerais
(Cogemas-MG).

"Esta proposta vai aumentar em 22% a cobertura de proteção para famílias e indivíduos vítimas de violência e violação de direitos em Minas Gerais", sublinhou Simone Albuquerque. Atualmente, Minas Gerais possui quatro CREAS regionais e 236 CREAS municipais.

LEIA MAIS

 

Secretário André Quintão visita Patos de Minas

Na quinta-feira (7), o secretário de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, André Quintão, esteve em Patos de Minas. O secretário visitou a diretoria regional da Sedese e se encontrou com o prefeito, Pedro Lucas Rodrigues, e com lideranças políticas locais.

Seguindo a diretriz de fortalecer as regionais da Sedese, localizadas no interior do estado, André Quintão esteve reunido com a equipe da regional, responsável pela atuação em 21 municípios da região. O secretário ouviu as demandas dos funcionários e apresentou as prioridades do Governo de Minas para as áreas da assistência social e trabalho.

"Estamos visitando todas as 20 regionais da Sedese para saber das demandas e das peculiaridades de cada uma. Elas são os braços da Secretaria por todo o estado e precisam ser fortalecidas", afirmou André Quintão.

 
 
Consea define datas para as conferências

O Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais (Consea-MG) realizou sua primeira plenária de 2015 na segunda e terça-feira (4 e 5/05) e contou com a presença do secretário André Quintão. Durante os dois dias de trabalhos, os conselheiros aprovaram o regimento interno e as datas de realização das conferências municipais. O tema será "Comida de Verdade no Campo e na Cidade: por direitos e soberania alimentar".

 
 

Sedese no 32º Congresso Mineiro de Municípios



A Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese) participou do 32º Congresso Mineiro de Municípios, realizado de 6 a 8 de maio, no Expominas, em Belo Horizonte.

Na estação de atendimento da Sedese
foi realizado assessoramento técnico aos municípios sobre pendências e procedimentos do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e fornecidas informações sobre o pagamento do Piso Mineiro de Assistência Social.

Oss participantes de várias regiões do estado puderam esclarecer dúvidas e obter informações acerca dos serviços prestados pelas unidades de atendimento do Sine em Minas Gerais, além de conhecer um pouco mais sobre a atuação da Sedese.

 
 

V Semana de Serviço Social da Faculdade Novos Horizontes –
13 a 15 de maio

O secretário de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social de Minas Gerais, André Quintão, é um dos palestrantes. A palestra do secretário acontece no dia 14, às 19h, no auditório da Faculdade, e abordará os diferentes aspectos que envolvem a proposta de redução da maioridade penal.

O evento comemora o Dia do Assistente Social, celebrado em 15 de maio. O tema principal da V Semana de Serviço social da Faculdade Novos Horizontes é O papel dos assistentes sociais frente aos desafios da atual conjuntura política do país. A programação conta também com oficinas e debates que abordarão temas como direitos humanos e sexuais, precarização do trabalho, a formação profissional e o mercado de trabalho para o assistente social. A Programação completa está disponível em http://www.unihorizontes.br/fnh/v-semana-de-servico-social/


 
 
 

A SEDESE respeita sua privacidade e espera que tenha apreciado esta mensagem.
Para garantir que irá receber nossas comunicações adicione o e-mail
infosedese@social.mg.gov.br à sua lista de contatos. Esta é uma mensagem automática, favor não responder.
 
Para cancelar o recebimento desse informativo,