Observatório do Esporte de Minas Gerais

Serviço:
Qualificações, divulgação de eventos e cursos gratuitamente, informações e dados sobre a comunidade esportiva mineirade esportes, que integra o conjunto de agentes e entidades que fomentam e incentivam o esporte no estado.

O que é?
Ação voltada à identificação e monitoramento de indicadores; fomento e realização de pesquisas e qualificações; promoção de espaços de diálogo com a comunidade esportiva mineira; e produção e disseminação de informações esportivas.
Para atendimento às suas finalidades, o trabalho do Observatório do Esporte de Minas Gerais subdivide-se em quatro eixos orientadores e linhas de pesquisa (Gestão; Saúde e Lazer; Educação e Formação; e Alto Rendimento).
O conteúdo do portal do Observatório do Esporte amplia a visibilidade de eventos mineiros cadastrados gratuitamente, divulga oportunidades de aprimoramento profissional, seletivas de atletas, vagas para profissionais do esporte e disponibiliza informações sobre projetos mineiros aprovados pela lei estadual de incentivo aptos ao apoio de empresas e celebra conquistas de atletas mineiros em competições de abrangência nacional e mundial.

Legislação
Resolução SEESP nº 41 de dezembro de 2018, que institui o Observatório do Esporte de Minas Gerais e dá outras providências.

Quem pode utilizar este serviço?
Gestores públicos, conselheiros municipais de esportes, empresários, atletas, profissionais do esporte, acadêmicos, pesquisadores, dirigentes de entidades esportivas sem fins lucrativos e demais cidadãos interessados pelo esporte.

Como participar:
Acesse o site: www.observatoriodoesporte.mg.gov.br Basta clicar nos links para acesso a mais informações sobre os serviços:
OBSERVE – Infográficos sobre esporte
PROGRAME-SE – cadastre ou confira eventos mineiros em divulgação
APRENDA – cadastre ou confira oportunidades de aprimoramento profissional
APOIE – projetos aprovados pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte aptos ao apoio de empresas
TORÇA – relação de beneficiários do Programa Bolsa Atleta e Bolsa Técnico Estadual  e ainda principais resultados de atletas mineiros em destaque
DIALOGUE – ferramentas que promovem o diálogo e iniciativas entre a comunidade esportiva mineira
OPORTUNIDADES – confira informações sobre seletivas de atletas, vagas para profissionais do esporte e editais de financiamento esportivo
CARTILHAS - a Sedese apresenta abaixo as publicações do Fundo Municipal de Esportes (FME), do Conselho Municipal de Esportes (CME), do ICMS Esportivo e das Academias ao ar livre que objetivam fomentar a elaboração e execução de políticas públicas de esporte em Minas Gerais e, assim, proporcionar mais oportunidades de práticas esportivas à população.

Fundo Municipal de Esportes
O Guia de Criação e Implementação de Fundos Municipais de Esportes descreve de forma simples e direta os passos mínimos para a criação e ativação de um Fundo Municipal de Esportes. O Fundo Municipal de Esportes (FME) é um mecanismo que busca fomentar a prática esportiva nos municípios ao garantir a captação, gestão e aplicação de recursos financeiros para as políticas municipais do esporte e lazer.

Conselho Municipal de Esportes
O Guia para Criação e Gestão de Conselhos Municipais de Esportes descreve os passos mínimos necessários para a comprovação do pleno funcionamento de um Conselho Municipal de Esportes, no âmbito do ICMS Esportivo. O Guia apresenta pontos essenciais para uma boa gestão dos conselhos e ainda disponibiliza modelos de documentos como Lei de criação do Conselho e Regimento Interno, dentre outros.

ICMS Esportivo
A cartilha ICMS Esportivo é um material de consulta e informação para municípios mineiros que já participam ou desejam participar do ICMS Esportivo, instrumento de fomento à prática esportiva em Minas Gerais e que garante recursos financeiros aos municípios que comprovarem o pleno funcionamento do conselho municipal de esportes e a participação ou realização de programas/projetos esportivos.

Guia de Academias ao Ar Livre
A doação das academias visa proporcionar a gratuidade da prática de exercícios, além de um espaço de lazer e interação social. Junto com a doação das Academias ao Ar Livre às prefeituras, a Sedese disponibiliza este Guia para capacitar e orientar a gestão dos equipamentos em prol da saúde e da qualidade de vida da população. As ações combinadas são instrumentos de combate ao sedentarismo.

Outras informações:
Superintendência de Fomento e Incentivo ao Esporte (SFIE)
Diretoria de Fomento e Organização de Políticas Esportivas (DFOPE)
Núcleo Observatório do Esporte de Minas Gerais
(31) 3915-4683

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social - SEDESE

Coordenação de tecnologia, informação e comunicação

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Papa João Paulo II, 4.143