Duas iniciativas da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) foram premiadas em cerimônia do 4º Prêmio Inova Minas Gerais, nesta sexta-feira (29/11) na Cidade Administrativa. O VacinAPP – Sistema de Agendamento on-line de Vacinas e Cartão de Vacinas Digital, ficou com o primeiro lugar na categoria “Ideias Inovadoras Implementáveis”. A Escola de Formação em Direitos Humanos ficou em terceiro lugar na categoria “Iniciativas Implementadas de Sucesso”.

A cerimônia de premiação contou com a presença de servidores da Sedese, incluindo a chefe de gabinete, Gabriela Gervason Reis, que representou a secretária Elizabeth Jucá, além do subsecretário de Direitos Humanos, Thiago Horta.

O VacinAPP é um projeto que propõe a implementação de um sistema on-line de agendamento de vacinas e de um cartão de vacinas em formato de aplicativo para smartphones e tablets, com o objetivo de diminuir as filas para vacinação e substituir os cartões de papel, atualmente utilizados em Minas Gerais.

Um dos autores dessa iniciativa é Elder Gabrich, coordenador Estadual do CadÚnico e do Bolsa Família, especialista em políticas públicas e gestão governamental da Sedese. O projeto foi desenvolvido em parceria com Juliana Ávila (SES) e Pedro Costa (DEER).

De acordo com Gabrich, a vinculação da vacinação ao programa Bolsa Família foi um dos fatores que impulsionaram a criação do VacinAPP. “Foi a partir disso que a gente encontrou link com a Secretaria de Saúde para fazer este projeto. Queremos muito que seja implementado. A Prodemge nos informou que já possui uma versão piloto e quer conversar com a gente para contribuirmos com as ideias”, comentou.

Com mais 820 municípios atendidos e uma abrangência de mais de 96% do Estado com 10.606 certificados emitidos - a Escola de Formação em Direitos Humanos é coordenada pela diretora de Promoção e Educação em Direitos Humanos, Luisa De-Lazzari Resende. A Escola promove os direitos humanos com a oferta de cursos de formação continuada nas modalidades presencial, semipresenciais e na plataforma on-line Moodle e atualização tanto para agentes públicos estaduais e municipais, quanto para estudantes e sociedade civil em geral.

“A premiação da Escola de Formação em Direitos Humanos mostra a importância de ter uma política que reconheça as diferenças, além da promoção do respeito à diversidade. É uma satisfação pessoal por atuar neste projeto desde 2015. Agora é trabalhar para as próximas conquistas” afirmou, Luisa De-Lazzari.

Prêmio Inova Minas Gerais

Coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), o prêmio é dividido em duas categorias: Iniciativas Implementadas de Sucesso", na qual os agentes públicos têm a oportunidade de apresentar iniciativas já implementadas que tenham resultados comprovados, e "Ideias inovadoras Implementáveis", que busca incentivar a elaboração de projetos que podem ser adotados na administração pública.