DIAMANTINA

DIAMANTINA
Oficina constrói Mapa Falado sobre medidas socioeducativas

diamantina mapa falado couto de magalhaes

 

Técnicos da assistência social e conselheiros tutelares dos municípios de Gouveia, Couto de Magalhães de Minas, Serro, Presidente Kubistchek e Diamantina participaram, em 7 de dezembro, de Oficina para elaborar o “Mapa Falado”, um espécie de diagnóstico, sobre as dificuldades das equipes em trabalhar com adolescentes infratores, o relacionamento com as famílias e com o Ministério Público.

Realizada pela Diretoria Regional, no Cras de Diamantina, a oficina permitiu ainda a apresentação da Resolução nº 613 do Conselho Estadual de Assistência Social, que trata do cofinanciamento estadual das medidas socioeducativas destinado à instituição de referência técnica de proteção social especial.

 

Enfrentamento da Pobreza no Campo é debatido

diamantina diamantina mapa falado

 

No dia 6, a Estratégia de Enfrentamento da Pobreza no campo foi o tema de oficina realizada pela diretoria, em Diamantina. Com a participação de técnicos dos municípios de Gouveia, Diamantina, Serro e Presidente Kubistchek foram debatidos os desafios dos moradores de áreas rurais para acessarem os serviços públicos de assistência social e as dificuldades da equipe do Cras em realizar o processo de busca ativa.

A oficina reconheceu as diversidades e especificidades locais e indicou a necessidade de investimentos em infraestrutura, na formação dos técnicos e no fortalecimento da rede de proteção social.

 

Projeto Sementes Presentes faz entrega em Angelândia

diamantina angelandia

 

Organizada pela unidade da Emater em Capelinha, em parceria com a Diretoria Regional, a entrega de sementes a agricultores familiares de Angelândia ocorrei na Câmara Municipal, no dia 1º de dezembro. “Havia no ambiente uma satisfação, e após a apresentação dos vídeos com mensagens do governador Fernando Pimentel,  do presidente da Emater, Glênio Martins, e da secretária de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, Rosilene Rocha, lideranças  e beneficiários do Sementes Presentes se manifestaram de forma espontânea sobre a confiança no projeto e sua importância para o desenvolvimento local”, informa a diretora de Diamantina, Solange Silva.

Agricultores familiares de Minas Novas também recebem sementes
A entrega das sementes de milho, feijão e sorgo aconteceu na Câmara Municipal, no dia 1º de dezembro  e contou com a presença de parlamentares e gestores públicos. “A forte chuva que atingiu a cidade e interrompeu o fornecimento de energia não foram impedimentos”, informa a diretora Solange Silva.

 

DIVINOPOLIS

DIVINÓPOLIS
Município sedia Assembleia Geral da Urcmas

Mais de 40 profissionais, entre conselheiros, trabalhadores, usuários e entidades de Assistência Social participaram da Assembleia Geral da União Regional dos Conselhos Municipais de Assistência Social da Região Centro-Oeste, em 13 de dezembro. A assembleia, que também contou com a presença da equipe da diretoria, aconteceu em Divinópolis e contou com representantes de Aguanil, Carmo do Cajuru, Cláudio,  Córrego Fundo,  Divinópolis, Iguatama, Leandro Ferreira, Martinho Campos, Nova Serrana, Pimenta, Piracema, Piumhi, São Gonçalo do Pará, São Sebastião do Oeste e Tapiraí.

Entre os temas debatidos se encontram a revisão do Regimento Interno da Urcmas Centro-Oeste; eleição da mesa diretora para o próximo ano; eleição da Comissão Organizadora do Fórum de Entidades do Suas; eleição da Comissão Organizadora do Fórum de Entidades do Suas; eleição da Comissão Organizadora do Fórum de Usuários (as) do Suas e ainda discussão e aprovação do cronograma de reuniões em 2018. A próxima assembleia está marcada para o dia 23 de janeiro.

 

Equipe se reúne com técnicos e gestor de Divinópolis

Por iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Divinópolis, as técnicas Amanda Braga e Patrícia Diniz se reuniram (12) com técnicos municipais para conhecer o diagnóstico feito nos equipamentos municipais de assistência social, em busca de desenvolvimento de fluxos, estabelecimento de padrões e qualificação dos serviços. Após a apresentação, as técnicas esclareceram sobre o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e sobre ferramentas de Recursos Humanos. O secretário Municipal de Desenvolvimento Social, Juliano Prado, também participou da reunião.

 

Videoconferência debate diversidade sexual


divinopolis  videoconferencia

 

Técnicos da regional assistiram, no último dia 6, o documentário “Cine Mineiro de Direitos Humanos: Cidadania LGBT e Diversidade Sexual”, sobre a vida e atuação de Jaqueline Rocha, mulher trans e soropositiva, com mais de 20 anos de convivência com a Aids. Após a exibição do filme, Heliana Moura e Gisella Lima, militantes dos movimentos de diversidade sexual e dos direitos dos soropositivos, debateram diversidade sexual, preconceito, adoção e uso de álcool e drogas. A iniciatova foi da Secretaria de Estado de Diretos Humanos, Participação Social e Cidadania.

 

JUIZ DE FORA

JUIZ DE FORA
Reunião discute alternativas para fortalecer conselhos


juiz de fora comter

Com a presença do diretor de Participação Social da Subsecretaria de Trabalho e Emprego da Sedese, Renato Siqueira, foi realizada reunião (11) com a presidente do Conselho Municipal de Trabalho, Emprego e Renda (Comter) de Juiz de Fora, Leila Abrãao, a diretora regional Carolina Morais e a técnica Martha Schmidt para viabilizar apoio técnico do Conselho Estadual de Trabalho, Emprego e Renda (Ceter) ao conselho municipal.  Entre as propostas, destaque para realização de oficinas, em âmbito regional e estadual, com os conselheiros municipais.

 

Festival da Reforma Agrária encerra ciclo em Juiz de Fora


juiz de fora feira do mst

 

Encerrando o ciclo de 2017, o MST, com o apoio da Sedese, realizou o último festival de Arte e Cultura da Reforma Agrária, em Juiz de Fora. O evento aconteceu na Praça Antonio Carlos, no último final de semana (8, 9 e 10 de dezembro).

De acordo com a responsável pelo evento, Elis Carvalho, o circuito é uma interface entre a luta política e as manifestações culturais dos assentados: “ O movimento, desde o seu surgimento, se preocupa em garantir a identidade e a cultura camponesa, sempre pensando na dimensão do que a gente pode construir contra a cultura hegemônica”.

 

PATOS DE MINAS

PATOS DE MINAS
Técnicos participam de teleconferência sobre o FIA

patos de minas videoconferencia

Organizada pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac), a teleconferência aconteceu em 12 de dezembro e foi conduzida pela coordenadora Especial de Políticas Pró-Crianças e Adolescentes, Célia Nahas, que falou sobre a importância de criação do Fundo da Infância e do Adolescente (FIA), a legislação que regula o tema, o acesso e a destinação dos recursos e ainda a necessidade de construção de um plano de ação pelos conselhos municipais dos direitos da criança e do adolescente.

 

SALINAS

SALINAS
Diretoria é homenageada durante  comemoração  dos 69 anos da Emater

salinas homenagem1

 

Durante solenidade comemorativa dos 69 anos de atuação da Emater, a diretoria regional foi homenageada como Parceiro Destaque por iniciativas e ações que incentivam o desenvolvimento sustentável e promovem a qualidade de vida, a geração de emprego e renda, segurança alimentar e nutricional além de fortalecer políticas públicas.

O evento, realizado em 12 de dezembro em Salinas,  contou com a presença de gestores municipais de Salinas, Curral de Dentro, Divisa Alegre, Indaiabira, Araçuaí, Virgem da Lapa, Taiobeiras, Padre Carvalho, Josenópolis, Rubelita, Coronel Murta e Novorizonte.

 

Agricultores familiares de São João do Paraiso recebem sementes

salinas sementes2

 

Em 9 de dezembro, a equipe da Diretoria Regional, participou da reunião em São João do Paraíso para a entrega das sementes de feijão, milho e sorgo, ação  do Projeto Sementes Presentes, aos agricultores familiares inscritos no CadÚnico e com renda mensal per capita até meio salário mínimo.

A entrega contou com a parceria da Regional da Emater. Esclarecimentos sobre o cultivo foram fornecidos pelo gerente da empresa, Tiago Herbert Ribeiro, de forma a assegurar qualidade nos produtos.

 

UBERABA

UBERABA
COMDICAU promove capacitação

uberaba capacitacao

 

Por iniciativa do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Uberaba (COMDICAU), foi realizada capacitação sobre “Registro e Inscrição de instituições e projetos da rede de proteção à criança e ao adolescente”, no dia 6 de dezembro. O evento durou o dia inteiro e contou com apresentação da Diretoria Regional sobre normas e procedimentos. Além de permitir a troca de experiências entre os 12 participantes possibilitou o diálogo entre os diversos profissionais que atuam na rede de proteção da criança e do adolescente.