ARAÇUAÍ

Municípios se mobilizam para criar instâncias deliberativas

A primeira reunião das comissões organizadoras da União Regional dos Conselhos Municipais de Assistência Social (Urcmas), do Fórum de Trabalhadores  e do Fórum de Usuários do Suas foi promovida pela diretoria regional em 5 de dezembro. Os representantes dos municípios de Araçuaí, Francisco Badaró, Itinga, Jenipapo de Minas e Virgem da Lapa receberam esclarecimentos sobre a Resolução do Ceas 580/215, que normatiza a instituição das Urcmas. Próxima reunião está marcada para janeiro de 2018, quando será debatido o Regimento Interno dessas instâncias deliberativas.

Regional apoia política de segurança alimentar

Promovida pelo Conselho Regional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do Alto e Médio Jequitinhonha (CRSANS), a plenária eletiva aconteceu em 30 de novembro, em Araçuaí, com a presença de 20 pessoas, representantes de quatro municípios: Congonhas do Norte, Coronel Murta, Araçuaí e Diamantina. Foi debatida a importância da segurança alimentar e constatada a existência de várias ações, mesmo que pulverizadas, nos municípios. O próximo passo será reativar os conselhos municipais de segurança alimentar, e implentá-los onde ainda não existem. Também foi reconhecida a necessidade de ações conjuntas com as políticas públicas de educação, saúde,  assistência social, agricultura e desenvolvimento econômico.

 

DIAMANTINA

Oficina elabora “Mapa Falado” da juventude

Para construir um diagnóstico, o “Mapa Falado”, sobre os desafios e os riscos sociais a que estão submetidos os jovens, e ainda as potencialidades do município, a Diretoria Regional promoveu, em 5 de dezembro, oficina no Cras Palha em Diamantina. O encontro teve a participação de profissionais da Associação Vila Educacional de Menina-VEM, Escola Estadual Professora Gabriela Neves, Fundação Municipal do Bem Estar do Menor (Fumbem), Creas e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

Os participantes concluíram que é necessário trabalhar em conjunto para construir, de forma coletiva, políticas públicas para a juventude, especialmente para os jovens em situação de vulnerabilidade social.

Reunião avalia impacto das políticas públicas

Representantes da sociedade civil e de diversos órgãos governamentais se reuniram, em 30 de novembro, em Felício dos Santos, para avaliar os avanços das demandas colocadas nos Fóruns Regionais de Governo Alto Jequitinhonha.

A diretora regional Solange da Silva Costa apresentou os avanços da política pública de  Assistência Social no território, com destaque  para a  Estratégia de Enfrentamento a Pobreza no Campo, um conjunto de 20 ações de diversas secretarias e órgãos estaduais dedicadas às famílias em situação de vulnerabilidade social e inscritas no CadÚnico.

Cerca de 50 pessoas, representantes dos municípios de São Gonçalo do Rio Preto, Felício dos Santos, Datas e Diamantina  acompanharam a Reunião do Colegiado Executivo, que debateu também a questão do acesso à agua e a recuperação e a preservação da bacia do rio Jequitinhonha.

Sementes Presentes chega a Carbonita

Em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, a diretoria regional promoveu, em 30 de novembro, a distribuição de sementes de milho, feijão e sorgo em Carbonita. A iniciativa é do Sementes Presentes, projeto coordenado pela Sedese e desenvolvido em conjunto com a Emater, Idene e prefeituras municipais. A entrega contou com a presença  de autoridades municipais e teve início com a apresentação de mensagens gravadas em vídeo do governador Fernando Pimentel, da secretária de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, Rosilene Rocha, e do presidente da Emater, Glênio Martins.

Importante momento de dialogar sobre as dificuldades que os órgãos enfrentam para trabalhar com a juventude e em rede, assim como a fragilidade que o CRAS enfrenta como falta de infraestrutura, materiais didáticos, lanches e a evasão dos jovens dos programas e projetos.

DIVINÓPOLIS

Profissionais de Formiga são qualificados

“O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) ofertado pelas Entidades Socioassistenciais e sua Articulação com o Cras” foi o tema de capacitação desenvolvida pela técnica Patrícia Diniz, em 1º de dezembro. A qualificação ocorreu em Formiga para 47 profissionais,  entre técnicos, conselheiros municipais de assistência social e representantes de entidades socioassistenciais.

Diretoria promove a 6ª Capacitação Microrregional

Encerrando o ciclo de seis capacitações microrregionais previstas para o segundo semestre de 2017, no dia 30 de novembro a Diretoria Regional de Divinópolis capacitou 38 gestores e   trabalhadores municipais de Divinópolis, Araújos, Carmo do Cajuru, Cláudio, Divinópolis, Doresópolis, Martinho Campos, Moema, Nova Serrana, Pedra do Indaiá, Piracema e São Sebastião do Oeste.

O tema foi “Administração Financeira e Orçamentária do Suas”. Também foram abordados os serviços contidos na Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais. Após a capacitação, os participantes se organizaram para a discussão microrregional dos Fóruns de Usuários e de Trabalhadores, e da União Regional dos Conselhos Municipais de Assistência Social (URCMAS), esta última com reunião marcada para 13 de dezembro.

MURIAÉ

Muriaé sedia reunião da comissão provisória da Urcmas

muriae forum

"É essencial a reestruturação desta instância de participação e fortalecimento do controle social da região, uma vez que diante da crise é que se faz mais necessário os esforços de todos, principalmente dos conselheiros, que tem como uma das principais atribuições o exercício de democratização da gestão pública, permitindo à sociedade organizada intervir nas políticas públicas, interagindo com o Estado para a definição de prioridades e planejamento das ações", afirmou a diretora regional da Sedese, Ana Reis, durante encontro da comissão provisória da União Regional dos Conselhos Municipais de Assistência Social (Urcmas).

O encontro aconteceu em Muriaé, no dia 29 de novembro, e contou com a participação de conselheiros dos municípios de Alto Caparaó, Caparaó, Eugenópolis, Miraí, Miradouro e Muriaé, que elaboraram uma minuta de regimento e um cronograma com as principais atividades e datas das reuniões.

Município sedia reunião do Colegiado Executivo do Fórum

Muriaé sediou, em 28 de novembro, Reunião do Colegiado Executivo do Fórum de Desenvolvimento Território Mata. A diretora regional Ana Reis participou do encontro, que contou com a apresentação  de representante da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), sobre Licenciamento Ambiental. Entre os participantes, prefeitos de Tombos, Rosário da Limeira, São Sebastião da Vargem Alegre, vereadores e secretários municipais de agricultura e de Meio Ambiente.

UBERABA

Regional promove a qualificação de conselheiros tutelares

Com o apoio da Regional, foi realizado o 2º Módulo de Formação para Conselheiros Tutelares no final de novembro (29 e 30). Os dois dias de atividades contaram com a participação de 50 pessoas dos municípios de Conceição das Alagoas, Pirajuba, Fronteira, Comendador Gomes, Frutal e Planura.

A qualificação foi desenvolvida pela equipe técnica da Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça de Defesa da Educação e dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes do Triângulo Mineiro (CREDCA) e por conselheiros tutelares. Foram abordados temas como:

ECA – Linha Histórica e a Consolidação dos Conselhos Tutelares; a importância do Fortalecimento da Rede de Proteção no Combate ao Ato Infracional, as Drogas, a Evasão Escolar e a Violência;  Atribuições e Competências do  CT e a  Rede Socioassistencial.

GOVERNADOR VALADARES

Projeto Sementes Presentes chega ao Vale do Rio Doce

Valadares sementes

Somente nesta semana, o diretor regional Jaime Luiz Rodrigues Jr participou de três entregas de sementes na região.  A primeira aconteceu no município de Capitão Andrade, em 23 de novembro, e contemplou agricultores familiares de Capitão Andrade, Governador Valadares, Frei Inocêncio e Galileia. O segundo momento de entrega foi em Resplendor, no dia 1º de dezembro. E na segunda-feira (4), a entrega foi no próprio município de Governador Valadares e beneficiou também as cidades de São Geraldo do Baixio, Marilac, Itueta, Virgolândia, São Jose do Safira e Nacip Raydan. A distribuição de sementes conta com a parceria da Emater e do Idene.